sábado, 11 de julho de 2009

Tributo a Besouro (parte 1)


Decorrente do filme "Besouro", vou contar a história e besouro Mangangá:


A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manuel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado como Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal.Negro forte e de espírito aventureiro, nunca trabalhou em lugar fixo nem teve profissão definida.
Quando os adversários eram muitos e a vantagem da briga pendia para o outro lado, "Besouro" sempre dava um jeito, desaparecia. A crença de que tinha poderes sobrenaturais veio logo, confirmando o pmotivo de ter ele sempre que carregar um "patuá". De trem, a cavalo ou a pé, embrenhando-se no matagal, Besouro, dependendo das circunstâncias, saia de Santo Amaro para Maracangalha, ou vice-versa, trabalhando em usinas ou fazendas.
Certa feita, quem conta é o seu primo e aluno Cobrinha Verde, sem trabalho, foi a Usina Colônia (hoje Santa Eliza) em Santo Amaro, conseguindo colocação. Uma semana depois, no dia do pagamento, o patrão, como fazia com os outros empregados, disse-lhe que o salário havia "quebrado" para São Caetano. Isto é: não pagaria coisa alguma. Quem se atrevesse a contestas era surrado e amarrado num tronco durante 24 horas. Besouro, entretanto, esperou que o empregador lhe chamasse e quando o homem repetiu a célebre frase, foi segurado pelo cavanhaque e forçado a pagar, depois de tremenda surra.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Besouro - o filme ( Lançamento Nacional )



"O filme, que conta a história do lendário capoeirista Besouro Mangangá, trouxe da China o coreógrafo de ação Hiuen Chiu Ku, responsável pelos efeitos especiais e lutas de "Matrix, O tigre e o dragão e Kill Bill. Diante das câmeras, Hiuen Chiu fez capoeiristas voarem e subirem paredes enquanto lutam, bem ao estilo desses três sucessos de Hollywood.

Superprodução nacional do diretor João Daniel Tikhomiroff sobre Besouro, o lendário herói da capoeira.
esse filme é promessa de bilheteria, tem estreia nos cinemas prevista para dia 30 de outubro. "

Agora minhas palavras: O filme conta a história de um dos maiores capoeiristas do mundo, história de valentia, coragem, folclore, e misticismo. Onde a relidade tem haver com ficção. Besouro de Mangangá fez com que, até pessoas descrentes em misticismo, fossem crentes na história em que besouro não poderia ser morto sem feitiçaria. A hístória mostra principalmente, que nós brasileiros, temos nossas heranças, nossos heróis. Obrigado Manoel Henrique Pereira, ou melhor... AXÈ BESOURO DE MANGANGÀ!